Olá, Pessoal!
Irei iniciar uma série de artigos para tratar de algo que estou maravilhado de aprender, ou seja, a comunicação entre sistemas.
E primeiramente precisamos saber entender o que é uma API. API ou Application Programming Interface seria um conjunto de métodos, rotinas, protocolos que permite a comunicação entre sistemas.
Vou tentar exemplificar, digamos que você tenha construído o poço. No entanto, para tirar água dele você construiu um sistema de roldanas parecido com esse da foto.
Eu sei o processo de tirar água continua trabalhoso. Mas acredito que é melhor um sistema assim do que você jogar o balde e esperar encher. Ok. Vamos voltar! Hahaha!
A pessoa que deseja utilizar o seu sistema de tirar água do poço ela sabe que precisa colocar o balde e usar a manivela para puxar o balde com água. Agora pronto, todo mundo pode usar o seu sistema de retirar água do poço, desde que siga as regras.
Partindo disso para o protheus. Quando usamos o sistema de rotina automática, pontos de entradas ou validação via SX. Trata-se de uma API do protheus. Uma forma de comunicar com o ERP e pedir que ele cadastre um produto, faça uma validação durante a execução de uma ordem de compra entre outros.
Isso é o resumo do que eu entendi nas minhas pesquisas. Espero que tenha compreendido.
Fontes:
Receba nossos novos artigos
Baixe nosso novo e-book Como o SQL Pode Mudar Sua Vida Em 04 Passos
Sobre o Autor
0 Comentários